Apoios estatais ao sector agrícola em consulta pública até 19 Julho. Participe aqui

Apoios estatais ao sector agrícola em consulta pública até 19 Julho. Participe aqui

[Fonte: Agricultura e Mar]

O que pensa dos actuais apoios estatais à agricultura? Se tem uma ideia firme sobre o assunto, pode participar na consulta pública, em curso até 19 de Julho de 2019.

A Comissão Europeia lançou em 26 de Abril uma consulta pública relativa à revisão das orientações relativas aos auxílios estatais no sector agrícola.

O objectivo é recolher, junto de todas as partes interessadas, informações e pontos de vista sobre o desempenho das regras em vigor e a eventual definição de novas. Os resultados da consulta serão, por conseguinte, tidos em conta na avaliação e no estudo de impacto.

Agricultura, silvicultura e zonas rurais

No caso da agricultura, silvicultura e zonas rurais, foi estabelecido um quadro específico de regras em matéria de auxílios. Esse quadro inclui as orientações para os auxílios estatais e um regulamento de isenção por categoria.

No entanto, estes dois instrumentos caducarão no final de 2020, devendo ser substituídos por novas orientações e por um novo regulamento para o período de 2021 a 2027.

Neste contexto, a Comissão, uma vez concluída a avaliação de desempenho das regras em vigor, realizará um estudo de impacto para preparar o futuro quadro em matéria de auxílios estatais.

Esta consulta pública encerra no dia 19 de Julho e tem como público alvo as seguintes entidades:

  • Autoridades públicas responsáveis pela concessão de auxílios estatais nos Estados-membros da UE
  • Beneficiários de auxílios nos sectores agrícola e florestal e nas zonas rurais
  • Organizações de agricultores e silvicultores
  • Partes interessadas na política agrícola, nomeadamente associações do sector agrícola, sectores a jusante, ONG e outras organizações da sociedade civil representativas do sector agrícola, ambiental, da governação ou ligadas ao mundo rural, a nível da UE, nacional e local, meio académico, peritos, grupos de reflexão e empresas de consultoria
  • Público em geral: pessoas e organizações que pretendam participar na consulta manifestando as suas opiniões como cidadãos.

O questionário para participação encontra-se aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Apoios estatais ao sector agrícola em consulta pública até 19 Julho. Participe aqui foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Governo anuncia que caça volta à alçada das Florestas e pede que não haja radicalização
Próximo Ministro da Agricultura defende sanções aos municípios sem plano de prevenção

Artigos relacionados

Últimas

Casa de Vilacetinho: o segredo escondido da casta Avesso

[Fonte: Gazeta Rural]

As novas colheitas da Casa de Vilacetinho renovam o compromisso da produtora com a casta Avesso, reconhecendo-lhe, na colheita de 2018, um perfil especialmente aromático.
Trabalhar e promover a casta Avesso tem sido a missão da Casa de Vilacetinho, […]

Nacional

Cristas critica governo que “faz pouco ou nada pelo mundo rural”

[Fonte: Rádio Renascença]

Foi com sorriso aberto que Assunção Cristas chegou à Herdade Vale da Rosa. Não se esquece de um dos sítios onde foi feliz. Lembrou que foi a esta propriedade que fez a sua primeira visita enquanto ministra da agricultura. […]

Ofertas

Oferta de emprego – Engenheiro Agrónomo – Lisboa

A COASTAROUND, empresa integrada num Grupo Empresarial, com áreas de intervenção diversificadas, no seguimento da sua estratégia de crescimento, encontra-se a recrutar para integrar a nossa equipa […]