Alentejo vai ter centro de investigação para protecção das plantas

Alentejo vai ter centro de investigação para protecção das plantas

[Fonte: ffl revista]

Foi assinado ontem, dia 15, um protocolo de cooperação entre o INIAV e a Câmara Municipal de Elvas, para a implantação do Laboratório colaborativo InnovPlantProtect.

Esta iniciativa, liderada pela Universidade Nova de Lisboa, decorreu na presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, do reitor da Universidade Nova, João Sàágua, e do presidente do INIAV, Nuno Canada, reconhecendo-se assim a sua importância não só para o aumento da competitividade do sector agrícola nacional, mas também para o desenvolvimento sócio-económico da região de Elvas.

Cerca de 50 investigadores tentarão desenvolver soluções inovadoras de base biológica para a protecção das culturas mediterrânicas, sementes e produtos pós-colheita, com especial relevo para as pragas e doenças emergentes, e desenvolver novos métodos de detecção e rastreio de pragas e doenças.

O Laboratório desenvolverá os seus processos e produtos tecnológicos numa lógica de mercado, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas nacionais e estrangeiras.

Neste sentido, a Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o INIAV e a Câmara Municipal de Elvas tomaram a iniciativa de criar, na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas do INIAV, em Elvas, o Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect, que conta como associadas outras oito entidades de referência no panorama agrícola nacional – Anpoc, Anpromis, Bayer, Casa do Arroz, Cebal, Fertiprado, Fnop e Syngenta.

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo Alentejo vai ter centro de investigação para protecção das plantas foi publicado originalmente em ffl revista

Anterior Vinhos do Tejo em destaque na Wine Enthusiast com 90 pontos e selo de Best Buy
Próximo É possível chegar aos 38% de grau de aprovisionamento em cereais em cinco anos?

Artigos relacionados

Últimas

Inscrições para o Congresso Nacional do Milho terminam a 2 de Fevereiro

[Fonte: Agricultura e Mar]
O XI Congresso Nacional do Milho, que decorre a 7 e 8 de Fevereiro, no Hotel Altis, em Lisboa, será um palco privilegiado para debater a Política Agrícola Comum (PAC) após 2020. Especialistas, próximos do processo de decisão política, […]

Nacional

Ministro da Agricultura responde a críticas da líder do CDS por causa das medidas de apoio à seca

[Fonte: Vida Rural]
A líder do CDS-PP e ex-ministra da Agricultura, Assunção Cristas, pediu esta semana ao atual ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que clarifique que medidas está o Governo a preparar para responder à situação de seca que o país atravessa e que está […]

Últimas

Quercus diz que viveiros nacionais produzem eucaliptos para plantações ilegais

[Fonte: Observador]

A associação ambientalista Quercus alertou esta segunda-feira que os viveiros florestais produzem eucaliptos para plantações ilegais e defendeu que na permissão da compra e venda de eucaliptos deveria existir apenas autorização do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). […]