Açores. João Ponte: “não faz sentido subsidiar abate de vacas leiteiras”

[Fonte: Agricultura e Mar]

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, 22 de Abril, em São Miguel, que o abate de bovinos nos Açores é uma decisão individual de cada produtor.

No que diz respeito à criação de subsídios públicos para o abate, João Ponte salientou que, “para o Governo Regional, não faz sentido pagar para reduzir os efectivos bovinos nas explorações leiteiras”, alegando que não cabe ao Executivo subsidiar o abate de bovinos, salvo em questões sanitárias.

O governante, que falava à margem de uma reunião com o presidente da Federação Agrícola dos Açores, referiu que este tipo de decisão compete, como sempre competiu, a cada agricultor, retirando o mesmo o rendimento originado pela carcaça e dependendo da gestão que faz e do contrato de produção de leite com a respectiva indústria.

Explorações abatem entre 18% a 22% do total de vacas

Além disso, João Ponte revelou que, anualmente, todas as explorações abatem entre 18% a 22% do total de vacas leiteiras para renovação normal do seu efectivo.

Apesar da posição do Governo Regional, João Ponte destacou que tal não impede que estejam a ser trabalhadas, em conjunto com a Federação Agrícola dos Açores, medidas no âmbito das propostas de alteração que serão apresentadas para o POSEI 2020, que permitem reduzir o número de vacas leiteiras, mantendo-se, contudo, o mesmo nível de apoio comunitário.

Reduzir efectivo até 20%

“O que está em cima da mesa neste momento é a possibilidade de se reduzir até 20% do efectivo, mantendo-se os mesmos montantes da ajuda à vaca leiteira e prémio aos produtores de leite”, afirmou João Ponte, acrescentando que a proposta já foi apresentada à Unidade de Gestão do POSEI, da Comissão Europeia, que manifestou total abertura à concretização desta proposta, que produzirá efeito a 1 de Janeiro de 2020.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Açores. João Ponte: “não faz sentido subsidiar abate de vacas leiteiras” foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior CDS-PP propõe apoios aos agricultores para atenuar efeitos da seca
Próximo Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 15 a 21 Abril 2019

Artigos relacionados

Dossiers

Governo apoia investimentos para travar ‘Xylella fastidiosa’ com 2 ME

[Fonte: Gazeta Rural]
O Ministério da Agricultura tem aberto até sábado um concurso, financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural, para apoiar, com um montante global de dois milhões de euros, investimentos em viveiros para prevenção da contaminação pela bactéria ‘Xylella fastidiosa’. […]

Nacional

Conferência de Imprensa II Gala Porco d’Ouro – 14 Novembro 2017 -Torres Vedras

A cidade de Torres Vedras acolhe, no próximo dia 24 de Novembro, sexta-feira, a segunda edição da Gala Porco d’Ouro, o evento que premeia os melhores produtores suinícolas do país. Como forma de antecipar o evento, no próximo dia 14 de novembro às 14h30, terá lugar nas instalações da Associação Comercial, […]

Nacional

Crédito Agrícola patrocina VII Mercado Gourmet

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

De 8 a 10 de Março, decorre no Campo Pequeno, em Lisboa, entre as 12h00 e as 21h30, o “Mercado Gourmet”, iniciativa dedicada à comercialização e divulgação «da melhor oferta de produtos gastronómicos das várias regiões de Portugal continental e ilhas». […]