Açores avança com Proagri e i9Agri para apoiar modernização nas explorações agrícolas

[Fonte: Agricultura e Mar]

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, 22 de Abril, em São Miguel, que o Governo Regional dos Açores vai avançar com dois programas, o Proagri e o i9Agri, que estão vocacionados para o apoio à inovação, modernização e aumento da competitividade das explorações agrícolas.

“Esta reunião serviu para apresentar dois novos programas de apoio à modernização e inovação, designadamente o Proagri e o i9Agri, que o Governo dos Açores desenvolveu em plena articulação com o sector e para os quais espera receber contributos construtivos, no sentido de os melhorar ainda mais”, salientou João Ponte, no final de uma reunião com o presidente da Federação Agrícola dos Açores.

Ferramentas de apoio ao investimento

O titular da pasta da Agricultura frisou que se trata de duas importantes ferramentas de apoio ao investimento nas explorações agrícolas orientado para a sustentabilidade, competitividade e inovação, que surgem num momento importante.

“Ambos os programas surgem na fase final do actual Quadro Comunitário de Apoio, que regista já uma elevada adesão por parte dos agricultores, permitindo-lhes continuar a fazer pequenos investimentos nas explorações, recorrendo a verbas regionais”, considerou João Ponte, lembrando que, conjuntamente com a medida de Cessação da Actividade Agrícola, já apresentada à Federação Agrícola, são iniciativas importantes para apoiar o sector a continuar a desenvolver-se e melhorar o seu desempenho.

Proagri

Relativamente ao Proagri, programa de apoio à modernização do sector agrícola, João Ponte salientou que permitirá apoiar investimentos elegíveis até ao montante de 10 mil euros, no caso de aquisição de máquinas e equipamentos, e 15 mil euros, no caso de investimentos em instalação de rede eléctrica de baixa tensão.

“Trata-se de um apoio importante para as explorações reduzirem os seus custos, renovarem os equipamentos e melhorem as suas condições de trabalho”, afirmou o governante, acrescentando que se trata de programas mais simples e menos burocráticos do que o PRORURAL.

i9Agri

Quanto ao i9Agri, programa de apoio à inovação, João Ponte adiantou que está mais focado para co-financiar a introdução de práticas inovadoras nas explorações agrícolas, tendo em vista a diminuição dos custos de produção, sendo que os investimentos elegíveis vão até 20 mil euros.

“Estamos a falar de um conjunto de tipologia de investimentos que consideramos extremamente importantes hoje em dia e que se prendem, por exemplo, com software de apoio à decisão, informatização, agricultura de precisão e sustentabilidade ambiental”, referiu João Ponte, salientando que se pretende, deste modo, contribuir para a melhoria da eficiência das explorações, reduzir custos e melhorar o rendimento das explorações agrícolas.

O secretário Regional da Agricultura e Florestas revelou ainda que, em ambos os programas, as taxas de financiamento variam entre 30% e 50%, dependendo do tipo de investimento proposto pelo agricultor.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Açores avança com Proagri e i9Agri para apoiar modernização nas explorações agrícolas foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior São 2.378 as empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência 2018
Próximo Ovibeja arranca “cheia” na quarta-feira para “mostrar todo o Alentejo deste mundo”

Artigos relacionados

Nacional

Portugal é o país com mais investimento do Plano Juncker

Portugal é o país que tem mais financiamento aprovado no âmbito do Plano Juncker. Até dezembro do ano passado foram aprovadas 28 operações, com um total de dois mil milhões de euros de financiamento aprovado, o que representa uma mobilização prevista de investimento de 5,5 mil milhões de euros. […]

Nacional

Confagri realiza debate com candidatos portugueses às eleições europeias

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

Terá lugar a partir das 15h00 de 23 de Abril um debate com representantes dos partidos que se candidatam às eleições ao Parlamento Europeu, as quais vão decorrer a 26 de Maio. Promovido pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), […]

Últimas

Candidaturas à PAC até maio já ultrapassam total de 2018

[Fonte: ECO]
As candidaturas às ajudas da Política Agrícola Comum (PAC) fixaram-se, de acordo com os últimos dados, em 183.649, mais 418 do que em 2018, revelou esta terça-feira o Ministério da Agricultura.
“O período de candidaturas, encerrado a 31 de maio de 2019, […]