Açores assina protocolo com Kairós para incentivar agricultura biológica

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas assinou hoje, 7 de Dezembro, um protocolo de cooperação com a Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária – Kairós para promover, defender e valorizar a produção e o consumo de produtos biológicos na ilha de São Miguel.

“Promover e incentivar a produção em modo biológico é fundamental e iniciativas como esta contribuem, seguramente, para este objectivo”, afirmou João Ponte, em Ponta Delgada, no final de uma visita à Quinta do Priôlo, um projecto daquela cooperativa, onde decorreu a assinatura do protocolo.

O secretário Regional salientou que este protocolo permite à cooperativa desenvolver o projecto BioKairós, uma espécie de laboratório ao ar livre dedicado à produção e promoção da agricultura biológica junto de crianças e jovens, com claras vantagens do ponto de vista ambiental e da segurança alimentar.

Afirmação da agricultura biológica

“Será importante para a afirmação da agricultura biológica na ilha de São Miguel. Estou certo que vamos ganhar etapas e este protocolo pode dar um contributo para isso”, frisou João Ponte, acrescentando que, por exemplo, na ilha Terceira, a dinâmica é diferente devido à acção da Bio-Azórica e da Biofontinhas, entre outras instituições.

João Ponte reafirmou que será apresentada no primeiro trimestre de 2018 a Estratégia Regional para a Agricultura Biológica, desenvolvida por um grupo de trabalho que engloba a colaboração de docentes da Universidade dos Açores e de representantes das organizações do sector.

“A agricultura biológica não se faz só com políticas ou palavras, mas sim acções concretas, como é o caso deste protocolo, e com a ajuda de parceiros”, afirmou, destacando o “interesse crescente” que o modo de produção biológico tem vindo a despertar nos últimos anos, muito devido aos benefícios do ponto de vista ambiental e de segurança alimentar.

Livre de químicos

“Temos hoje de adequar a produção às exigências do mercado e dos consumidores. Se querem produtos biológicos, temos que dar resposta. É uma produção bastante valorizada, por ser livre de químicos”, salientou o titular da pasta da Agricultura.

A Quinta do Priôlo, inserida em terrenos da Quinta de São Gonçalo, propriedade do Governo Regional, é frequentada por mais de 2.000 crianças e jovens, entre os 3 e os 16 anos.

João Ponte salientou que esta quinta tem realizado, ao longo dos anos, um trabalho de “grande mérito e alcançado grandes resultados”, fruto das estratégias concertadas de educação, defesa do ambiente e promoção de processos agrícolas sustentáveis.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

Aceito a Política de Proteção de Dados e dou o respetivo Consentimento para a recolha e tratamento de dados pessoais.

O artigo Açores assina protocolo com Kairós para incentivar agricultura biológica foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Marcelo considera "prematuro" falar de responsabilidades em Pedrógão
Próximo El 25% de las explotaciones de ovino de leche puede desaparecer en 2018 por la presión de la industria

Artigos relacionados

Últimas

Pedrógão Grande. Militares da GNR queixam-se de falta de meios

[Fonte: Observador]

Falta de pessoas para fazer patrulhas, além das falhas do SIRESP. César Nogueira, presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG), não tem dúvidas sobre as razões que levaram a que a fatídica Estrada Nacional (EN) 236-1 não fosse encerrada no fogo de Pedrógão Grande e detalhou essas razões numa entrevista à […]

Comunicados

SmartAgriFor Norte 2020 promove workshop na UTAD – 30 de Outubro 2017 – Trás-os-Montes

Dar a conhecer as prioridades nacionais sobre a agenda de investigação na área da Economia Circular e contribuir para uma resposta articulada entre o Sistema Científico e Tecnológico Nacional e o sector agroalimentar são os objetivos do Workshop Internacional de Economia Circular. Promovida pelo projeto SmartAgriFor Norte 2020, […]

Nacional

Anipla relança campanha para dar a conhecer realidade agrícola aos consumidores

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Anipla — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas arranca hoje, dia 7 de Maio, com o segundo ano da campanha “Considere os Factos”.
Esta é uma iniciativa da Associação que, “ciente do cada vez maior afastamento entre os consumidores e os produtores agrícolas”, […]