Aconselhamento agrícola e florestal passa a ter apoio de 100% das despesas até 1.500 euros

Aconselhamento agrícola e florestal passa a ter apoio de 100% das despesas até 1.500 euros

[Fonte: Jornal económico]

As despesas até 1.500 euros com serviços de aconselhamento agrícola e florestal feitas a partir de 17 de outubro vão passar a ser apoiadas a 100%, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.

Segundo a primeira alteração à Portaria n.º 324-A/2016, de 19 de dezembro, o nível do apoio previsto para o fornecimento de serviços de aconselhamento agrícola e florestal sobe para 100% das despesas elegíveis, até ao montante máximo de 1.500 euros por serviço de aconselhamento individual.

Esta alteração vem mudar o apoio ao fornecimento destes serviços previsto no Programa de Desenvolvimento Regional 2020 (PDR 2020), que até aqui fixava o apoio (uma subvenção não reembolsável) em 80% das despesas elegíveis, com o mesmo montante máximo.

O novo nível de apoio tem efeito desde 17 de outubro de 2017, data de submissão da reprogramação PDR 2020 à Comissão Europeia, lê-se na portaria hoje publicada em Diário da República, assinada pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Manuel Capoulas Santos.

Esta alteração ocorre devido à reprogramação do Plano de Desenvolvimento Regional 2020 (PDR 2020) e visa “incentivar a adesão, por parte dos agricultores e produtores florestais, aos serviços de aconselhamento, atenta a sua importância para a melhoria do desempenho das explorações agrícolas e florestais e tendo em consideração o contexto particularmente exigente em que muitas explorações se encontram face à presente situação de seca e aos incêndios florestais verificados”.

Comente este artigo

O artigo Aconselhamento agrícola e florestal passa a ter apoio de 100% das despesas até 1.500 euros foi publicado originalmente em Jornal económico

Anterior Cotações – Frutos Secos – Informação Semanal – 30 Outubro a 5 Novembro 2017
Próximo Regime de apoio associado - Prémios animais

Artigos relacionados

Nacional

III MBIA Talk – Como pode o conhecimento levar inovação ao terreno agrícola – 30 de Novembro 2017- Lisboa

Realiza-se, no próximo dia 30 de novembro, a partir das 9h30, no Altis Belém Hotel (Doca do Bom Sucesso), em Lisboa, a 3ª MBIA Talk dedicada ao tema “Como pode o conhecimento levar inovação ao terreno agrícola”.
Espaço de discussão de ideias sobre o setor agrícola, […]

Últimas

Leilão da Cereja do Fundão arrecada 300 euros para Fundo de Investigação

[Fonte: Agricultura e Mar]
A nova época da Cereja do Fundão foi assinalada com um leilão em Lisboa, na quinta-feira, 5 de Maio. Esta foi também um forma de “promover a investigação da cereja nas áreas da saúde e do bem-estar”, diz fonte institucional do Município do Fundão. […]

Nacional

Morreu Meneres Manso, nome que marcou agricultura do Nordeste Transmontano

[Fonte: Correio da Manhã]

O antigo presidente da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD), Meneres Manso, morreu hoje, aos 83 anos, de doença prolongada, de acordo com fonte próxima da família.
Nascido em Vila Nova de Gaia e com ligações familiares ao concelho de Alfândega da Fé, […]