A Terra e os Homens – Episódio 11

SETOR AGRÍCOLA: IMPACTO E RESPONSABILIDADE NA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE

O episódio 11 de “A Terra e os Homens” debruça-se sobre os problemas ambientais relacionados com a agricultura. Sendo que, à data, esta era uma questão que ganhava crescente protagonismo nos debates públicos.

A consciência ambiental e os movimentos de opinião ligados à defesa e preservação do ambiente, desenvolveram-se sobretudo no decurso dos anos 60 como reação à crescente industrialização e deterioração do quadro de vida das populações urbanas.

De acordo com uma evolução natural, os movimentos ecológicos alargaram, abrangendo posteriormente as suas preocupações à proteção das espécies e dos espaços naturais. Assistiu-se  à crescente modernização do mundo, iniciada com o fim da guerra, e assente essencialmente sobre a mecanização, a especialização e o recurso crescente a fatores de produção.

Contudo, esta crescente sensibilidade ecológica e simultânea mutação do mundo agrícola, conduziu a um antagonismo crescente e a uma clivagem, por vezes qualificada como excessiva, entre as várias correntes políticas. Os grandes debates centravam-se na qualidade da água e na exploração intensiva animal e vegetal.

Em entrevista, António Sevinate Pinto, Rhône – Poulenc Agro, aborda a perceção da opinião pública europeia acerca da modernização e desenvolvimento da agricultura no âmbito dos desequilíbrios ambientais, o impacto da agricultura intensiva e extensiva no ambiente, e as políticas a serem tomadas para o futuro da preservação ambiental e da atividade agrícola.

Este episódio conta ainda com o testemunho de Graça Saraiva, do Instituto Superior de Agronomia que disserta sobre o que há ainda por fazer quanto à conservação da natureza neste setor. Elizabeth Duarte, do Instituto Superior de Agronomia reflete acerca dos problemas da poluição química da água, e o comentário da semana ficou a cargo do Professor Universitário Francisco Avillez.

A Terra e os Homens – Episódio 10

O artigo foi publicado originalmente em AGRO.GES.

Comente este artigo
Anterior Medidas adicionais para erradicação da bactéria ‘Xylella fastidiosa’ a partir de 5.ª feira
Próximo Live-stream: Alimentação e Saúde, a outra face da Agricultura, com Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura

Artigos relacionados

Sugeridas

Baixo Douro e Cova da Beira com prejuízo de 20 ME devido a temporal de maio

A ministra da Agricultura anunciou hoje que as regiões do Baixo Douro e Cova da Beira, afetadas pelas intempéries de maio, registaram prejuízos […]

Últimas

Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 13 a 19 Julho 2020

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos borregos analisados, de <12 kg, 22-28 kg e de >28 kg, mantiveram-se estáveis em […]

Últimas

Hortelões de Setúbal lançam campanha solidária

Não é a primeira vez que a comunidade de hortelões das Hortas Urbanas de Setúbal promove uma iniciativa desta natureza. No ultimo Natal, […]