A ciência ao serviço da agricultura na Europa.

A ciência ao serviço da agricultura na Europa.

[Fonte: Anipla - fitotema]

A autorização de produtos fitofarmacêuticos na União Europeia é um processo cada vez mais longo e exigente, apesar dos completos estudos e vários anos de testes que precedem a apresentação de uma substância para avaliação das agências europeias.

A autorização dos produtos fitofarmacêuticos foi o mote para a reunião da ANIPLA com técnicos de associações agrícolas, no passado dia 5 de dezembro, no Monte da Caparica, com vista à informação e sensibilização para a necessidade de uma ação conjunta em prol da maior celeridade na revisão e aprovação de produtos para proteção das culturas.

Num exigente quadro regulamentar e perante a emergência de novas pragas e doenças, algumas sem forma de controlo devido a problemas de resistências ou por falta de eficácia de alguns produtos fitofarmacêuticos, a indústria e os agricultores enfrentam desafios importantes que exigem uma união de esforços para fazer valer a sua posição nas instâncias políticas nacionais e europeias.

É cada vez mais importante ter a colaboração e apoio dos técnicos e representantes dos agricultores para salvaguardarmos as soluções de proteção das culturas atuais e para que a indústria possa concentrar esforços no desenvolvimento de soluções de nova geração“, apelou a ANIPLA às diversas associações de produtores presentes.

É neste contexto que a ANIPLA organizará, em 2018, um conjunto de jornadas sobre a autorização de produtos fitofarmacêuticos que se pretende venham a ter a participação da DGAV, de técnicos e agricultores, para que em conjunto sejam discutidos os problemas do setor e encontradas soluções que continuem a garantir a competitividade da agricultura nacional.

É necessário que todos no setor conheçamos o processo (de registo) para que em momentos chave nos possamos apoiar mutuamente“, afirmou Felisbela Campos Torres, presidente da ANIPLA, no encerramento do seminário.

Comente este artigo

O artigo A ciência ao serviço da agricultura na Europa. foi publicado originalmente em Anipla - fitotema

Anterior Alargado prazo para agricultores afectados pelos fogos pedirem apoio
Próximo UTAD acolhe II Encontro técnico-científico de Nutrição de Bovinos

Artigos relacionados

Nacional

Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 13 a 19 Novembro 2017

[Fonte: Agricultura e Mar]
Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Azeitona de mesa
Foi dada por iniciada a campanha de comercialização de azeitona de mesa na área de mercado de Freixo-de-Espada à Cinta e prosseguiram as campanhas nas áreas de mercado de Elvas e Castelo Branco. […]

Últimas

Dos municípios para os bombeiros: “Limpeza das florestas é desígnio nacional”

[Fonte: Rádio Renascença]
Os municípios portugueses estão empenhados no “desígnio nacional” da limpeza da floresta e da prevenção de incêndios florestais e consideram que toda a sociedade deve estar empenhada nesta matéria.
“Nós queremos fazer parte da solução e queremos mobilizar todos os meios possíveis para atempadamente e nos sítios estratégicos, […]

Nacional

Fenareg alerta para campanha de rega “preocupante”

[Fonte: Vida Rural]

O ano de 2018 deverá ser “preocupante” devido às “escassas disponibilidades de água”. O alerta é dado pela Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg), que pede planeamento e ações que deem resposta ao problema da falta de água no país. […]