Agroportal logótipo

Newsletter semanal
10 de Julho
Crédito Agrícola CA Agricultura

Duas cabeças pensam melhor que uma - João Adrião

João Adrião
Estão as catástrofes em Veneza, Austrália e China, todas relacionadas com as alterações climáticas?
Conheça os produtos da ADP Fertilizantes
Descubra os segredos da maionese com a Tetra Pak

As Sugeridas da semana:

Tudo o que precisa de saber sobre o vírus ToBRFV

Tudo o que precisa de saber sobre o vírus ToBRFV
O vírus do tomate (ToBRFV) foi detetado pela primeira vez em Israel (2014) e na Jordânia (2015). É transmitida por contacto, portanto, é necessário tomar as devidas precauções. Devido à importância das culturas sob coberto para a Andaluzia, representa uma ameaça fitossanitária para o tomate e o pimento, principalmente nas explorações de Almería e Granada, (Espanha). Uma análise de risco de …

Seis mil milhões de euros e arrendamento coercivo para reduzir área ardida para metade

Seis mil milhões de euros e arrendamento coercivo para reduzir área ardida para metade
Governo define como meta reduzir em 80% as ignições em dias considerados de risco elevado de incêndio. Seis mil milhões de euros nos próximos dez anos é quanto o Governo prevê gastar com a prevenção e combate aos incêndios, num plano que prevê o arrendamento coercivo de terras e define como meta reduzir para metade a área ardida. O valor …

Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Ministério do Ambiente e Ação Climática
A Estratégia 2020-2030 identifica o contexto, estabelece a visão e o modelo, designa as orientações estratégicas

Produção de Vinho aumenta 7% face a 2018/2019

IVV
Os dados das declarações de colheita e produção situam a produção em 6,5 milhões de hectolitros.

Exportações de vinho português ultrapassam os 580 milhões de euros até Setembro

Forum Vinhos de Portugal
As exportações dos vinhos portugueses cresceram 3,6% em valor e tiveram um aumento de 3,9% no preço médio em 2019 face ao ano passado, atingindo um montante superior a 580 milhões de euros (dados apurados até Setembro de 2019). Os dados foram apresentados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) no Fórum Anual dos Vinhos Portugueses, uma iniciativa da …

Nuno Russo apela a uma agricultura resiliente e promotora da proteção dos solos

Nuno Russo apela a uma agricultura resiliente e promotora da proteção dos solos
No Dia Mundial do Solo, o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo

Incêndios. Plano de combate apresentado no fim do mandato do observatório que o devia validar

Incêndios. Plano de combate apresentado no fim do mandato do observatório que o devia validar
Observatório Técnico Independente, responsável pela avaliação do documento, termina o mandato no final do mês. O Governo apresenta esta quinta-feira o Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, um documento que tem como objetivo reduzir para metade a área ardida em Portugal. O relatório, que prevê um novo modelo de governação e gestão do risco, é entregue ao Observatório …

Primer positivo de rugoso en España

Vírus do Fruto Rugoso Castanho do Tomateiro
Es una mala noticia. Sin lugar a dudas. El nuevo virus que acecha al cultivo de tomate en todo el planeta

Governo faz ultimato de 30 dias a fundos europeus parados

Governo faz ultimato de 30 dias a fundos europeus parados
O secretário de Estado do Planeamento adianta que o Executivo deu 30 dias para as empresas que têm fundos comunitários parados regularizarem a situação. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garante que não existem projetos em riscos de não serem cumpridos por falta de liquidez para cumprir com o cofinanciamento, mas está a ser feita uma maior fiscalização à …

Desagravou-se a seca no continente, mas Algarve mantém seca extrema

Desagravou-se a seca no continente, mas Algarve mantém seca extrema
24,5% do continente estava em seca fraca, 23,8% em chuva fraca, 23,3% em seca moderada e 10,9% em seca severa. Sotavento algarvio manteve-se em situação de seca extrema. Portugal continental registou em novembro um desagravamento da seca meteorológica, mas no sotavento algarvio manteve-se em situação de seca extrema, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo …

Rede Elétrica Nacional plantou mais de um milhão de árvores entre 2010 e 2018

plantar pinheiro
A Rede Elétrica Nacional (REN) plantou mais de um milhão de árvores entre 2010 e 2018 nas faixas de proteção das linhas de muito alta tensão, disse hoje à agência Lusa fonte da empresa. Segundo João Gaspar, responsável das Servidões e Património REN, a reconversão das faixas de proteção pretende terminar com o “ciclo” constante dos cortes de vegetação, que …

Incêndios: PSD pede audição urgente do presidente da ANMP sobre auditoria do Tribunal de Contas

Incêndios: PSD pede audição urgente do presidente da ANMP sobre auditoria do Tribunal de Contas
O PSD pediu hoje a audição urgente do presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no parlamento para esclarecer e contraditar as críticas do Tribunal de Contas à estratégia das autarquias para o combate aos incêndios rurais. Num requerimento entregue hoje na Assembleia da República, o grupo parlamentar social-democrata considera esta audição "essencial para um esclarecimento cabal e um …

Incêndios: BE quer audição urgente do presidente do ICNF sobre planos de defesa da floresta

icnf logo
O BE requereu hoje a audição urgente do presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas para que explique as dificuldades do instituto e esclareça a situação dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). O Tribunal de Contas considerou hoje que os PMDFCI contêm "fragilidades estruturais" sobre o modelo de desenvolvimento económico, dimensão do investimento …

"Tudo leva a crer que cada vez vamos ter incêndios mais graves"

Domingos Xavier Viegas
Domingos Xavier Viegas, especialista na temática dos incêndios e responsável pelos estudos das catástrofes de 2017, é o entrevistado de hoje do Vozes ao Minuto.

Ministra da Agricultura afirma que "é errado dizer que o olival é um sorvedouro de água" e acrescenta que "as culturas de sequeiro não existem devido ás alterações climáticas" (c/som)

Ministra da Agricultura afirma que "é errado dizer que o olival é um sorvedouro de água" e acrescenta que "as culturas de sequeiro não existem devido ás alterações climáticas" (c/som)
O olival intensivo continua a ser uma das culturas que mais controvérsia gera, se por um lado as produções de azeite aumentam exponencialmente

Bruxelas preocupada com “profundos cortes” previstos no orçamento da UE para 2021-2027

Bruxelas preocupada com “profundos cortes” previstos no orçamento da UE para 2021-2027
A presidente da Comissão Europeia admite estar preocupada com os cortes profundos em políticas que são chave para a agenda estratégica", como em áreas como Defesa e economia verde. A nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse esta quarta-feira estar “preocupada com os profundos cortes” previstos na proposta finlandesa para o orçamento da União Europeia (UE) para …

Autarca de Mortágua critica relatório. “É muito lindo mandar na casa dos outros”

limpeza da floresta
José Júlio Norte levou os elementos do Tribunal de Contas ao terreno, para mostrar o que é a implementação de um modelo de plano de defesa da floresta, concluindo que "eles tinham um desconhecimento total" sobre a "realidade de um concelho florestal". O presidente da Câmara de Mortágua, José Júlio Norte, critica o relatório divulgado esta quarta-feira pelo Tribunal de …

Governo calcula corte de 10% nos fundos de coesão. É “inaceitável”, diz Nelson de Souza

Nelson de Souza
Ministro do Planeamento considera que a proposta da presidência finlandesa de contribuições para o orçamento da UE está abaixo da necessidade de financiamento da Europa. A proposta de orçamento da União Europeia para o período entre 2021 e 2027 poderá representar um corte de 10% nos fundos de coesão para Portugal. Os cálculos foram feitos pelo ministério do Planeamento e …

Incêndios: Municípios consideram que defesa da floresta é responsabilidade do Estado central

pós incêndios
A generalidade dos municípios considera que a defesa da floresta deve ser, essencialmente, desenvolvida e financiada pelo Estado central, verificando-se uma “aceitação reticente” dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), avançou hoje o Tribunal de Contas. “A eficácia dos PMDFCI depende de uma clarificação do papel de cada responsável e da definição de níveis mínimos de …

Melhores planos municipais, mudanças na lei e maior conhecimento. As recomendações do Tribunal de Contas para melhor defender a floresta

incêndio
O Tribunal de Contas defendeu hoje que o Governo deve avançar com medidas administrativas para aumentar a qualidade dos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), assim como promover alterações no quadro legal que reforcem a sua eficácia. No âmbito de uma auditoria aos PMDFCI, com análise de 32 dos 278 municípios de Portugal continental, no período de …
Conheça a AGRO.GES

Tribunal de Contas arrasa municípios na implementação dos planos de defesa contra incêndios

Tribunal de Contas arrasa municípios na implementação dos planos de defesa contra incêndios
Instituição diz que os municípios adotam planos para defender floresta contra incêndios "para suprir uma formalidade" e acusa responsáveis de "diminuto compromisso com a sua execução". O Tribunal de Contas diz que os municípios estão a adotar os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios “essencialmente para suprir uma formalidade” e poderem dizer que cumpriram as suas obrigações, mas …

Reutilização da água: A Comissão congratula-se com o acordo provisório sobre os requisitos mínimos para a reutilização da água na agricultura

Comissão Europeia logotipo
As novas regras, propostas pela Comissão em maio de 2018, estabelecerão requisitos mínimos harmonizados de qualidade

A agricultura consome "74% da água disponível, são necessários sistemas que permitam um uso mais regrado e eficiente do recurso", diz Ministra da Agricultura (c/som)

Maria do Céu Albuquerque
As questões ambientais continuam na ordem do dia, nomeadamente a reflorestação de áreas afetadas por incêndios

Declaração de existências de suínos: dezembro 2019

porcos
Já está disponível no Portal do IFAP, desde o dia 1 de dezembro, o formulário para recolha online das declarações de existências de suínos, referentes ao período obrigatório de dezembro. Os proprietários de explorações de suínos devem proceder à submissão da declaração de existências, reportando-se ao primeiro dia desse mês. A declaração de existências de suínos poderá ser efetuada diretamente pelo produtor …

O Futuro Sustentável da Alimentação

O Futuro Sustentável da Alimentação
O World Resources Institute, em conjunto com o World Bank Group elaborou no final do ano passado um relatório focado nas oportunidades técnicas e políticas que a alimentação irá enfrentar nos próximos 30 anos. Como será a agricultura em 2050? E a alimentação? É com base nestas questões que estas organizações, em conjunto com uma série de outros grupos de …

Nuno Russo: “temos de apostar numa agricultura alicerçada na investigação e na inovação”

Nuno Russo
O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, esteve hoje na cerimónia de entrega

UÉ desenvolve ferramenta inovadora de zootecnia de precisão

UÉ desenvolve ferramenta inovadora de zootecnia de precisão
A Universidade de Évora (UÉ) desenvolveu uma ferramenta pioneira que utiliza tecnologia “smart-sensing”

Madrid assegura cumprimento de acordos sobre Tejo apesar de situação de seca

Rio Tejo seco
O Governo espanhol assegurou hoje em Madrid que mantém o “estrito cumprimento” dos acordos com Portugal sobre os caudais de água da bacia do rio Tejo, apesar da “delicada situação hidrológica”, devido à situação de seca prolongada. “O Reino de Espanha mantém o estrito cumprimento dos termos estabelecidos pela Convenção de Albufeira para a parte espanhola da região hidrográfica do …

Crédito Agrícola premeia projectos inovadores ligados ao meio rural

logo crédito agrícola
Já são conhecidos os vencedores da 6ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola que distingue projectos inovadores, ligados ao meio rural e desenvolvidos no nosso país. Aos projectos vencedores em cada uma das 3 categorias e 2 distinções de reconhecimento especial foram atribuídos 25 mil euros (5 mil euros a cada projecto), numa Cerimónia que contou com a …

Margens multifuncionais aumentam em 130% as populações de insetos benéficos nos campos agrícolas

syngenta logotipo
O projeto europeu “Operation Pollinator” demonstra que é possível aumentar o número de insetos auxiliares nas explorações agrícolas graças à instalação de margens multifuncionais em apenas 5% da área agrícola. Em três anos de monitorização das espécies nestas margens verificou-se que o número total de espécies de insetos aumentou 130%. Os resultados do projeto Operation Pollinator (OP), iniciado há 10 …

Água. Bacias do Ave e do Mondego são as que têm mais água

Barragem Valpaços
Em novembro, havia dez bacias com valores acima dos 80% do volume total. Todas nas regiões Centro/Norte. No final de novembro, duas bacias hidrográficas do país destacavam-se pelo grande volume de água armazenada. No Ave e no Mondego, havia uma disponibilidade hídrica de 86,2% e 76,3%, respetivamente. Pelo contrário, as bacias do Barlavento algarvio e do Sado eram as que …

Conservante natural sem toxicidade para vinhos vence distinção Born from Knowledge

ANI
O ChestWine, desenvolvido por uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico de Bragança, é o vencedor

Apólices de seguros agrícolas custaram 22 milhões de euros em 2018

plantações
O custo das apólices de seguros agrícolas fixou-se em cerca de 22 milhões de euros em 2018, sendo que mais de metade deste montante foi suportado pelo Governo, enquanto nove milhões de euros ficaram a cargo dos agricultores. Os valores dos prémios comerciais cobrados pelas seguradoras em 2018, subdivididos entre a parte que é apoiada pelo Estado (bonificação) e a …

Indemnizações de colheitas superaram prémio das seguradoras em 2018

estufas
As indemnizações pagas aos agricultores, em 2018, no âmbito do seguro de colheitas, superaram três vezes as de 2016, ultrapassando “claramente” o volume de prémios recebidos pelas seguradoras e gerando uma “exploração deficitária”, revelou a Associação Portuguesa de Seguradores. Embora a agricultura esteja particularmente sujeita a fatores conjunturais, nomeadamente climáticos, que a afetam diferentemente de ano para ano, o facto …

Seguros devem abranger seca e fundos mutualistas podem ser resposta para produção de milho, diz confederação

Seguros devem abranger seca e fundos mutualistas podem ser resposta para produção de milho, diz confederação
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu que a seca deve ser incluída nas coberturas dos seguros agrícolas, afirmando-se ainda apologista de mecanismos como “fundos mutualistas” para as produções com características homogéneas, como o milho. “Podemos apontar o risco da seca como um dos mais importantes. Em 2018, os agricultores, num só ano, foram confrontados com uma seca severa, …

Atrasos na execução do PT2020 podem levar Portugal a perder fundos de Coesão, alerta Almeida Henriques

Atrasos na execução do PT2020 podem levar Portugal a perder fundos de Coesão, alerta Almeida Henriques
"O Estado Central mais não tem feito que adiar os seus investimentos ou financiar políticas correntes através dos fundos de Bruxelas", acusou o antigo secretário de Estado Adjunto da Economia. “Estamos perante o risco muito plausível de Portugal vir a perder fundos da coesão por não utilização dos mesmos, o que, a acontecer, será inédito.” A denúncia foi feita pelo …

Leite carbono zero é objetivo dos produtores nacionais

aprolep
Cerca de 400 pessoas participaram hoje, 29 de Novembro, no Colóquio Nacional do Leite, organizado em Esposende

Pagamentos novembro 2019

ifap
No mês de novembro de 2019, o IFAP procedeu a pagamentos* num montante total de cerca de 162,8 milhões de euros, dos quais se destacam os seguintes: FEAGA Regime de Pagamento Base - 1,3 milhões de euros Novo Regime da Vinha - 12,2 milhões de euros  POSEI: Abastecimento - 1,2 milhões de euros Madeira - Medida 2 - 1,5 milhões de euros  FEADER PDR 2020 Investimento - 33,1 milhões de euros Florestação de Terras Agrícolas - 6,7 milhões de euros Medidas …

A Feira do Montado "valoriza a região Alentejo enquanto ativo e garante a continuidade do ecossistema", diz Ministra da Agricultura (c/som)

A Feira do Montado "valoriza a região Alentejo enquanto ativo e garante a continuidade do ecossistema", diz Ministra da Agricultura (c/som)
Decorreu esta quinta feira, 28 de novembro a inauguração da XX Feira do Montado em Portel.

Setor do leite quer lutar contra a "desinformação" e contrariar as "teses alarmistas e veganistas"

Leite
A diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, defendeu hoje, em Esposende, que o setor leiteiro precisa de apostar na informação sobre os benefícios do consumo do leite, para contrariar “teses alarmistas e veganistas”.   Falando na abertura do Colóquio Nacional do Leite, promovido pela Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) e pela Associação dos …
Conheça a Anseme

Conheça as posições das organizações e empresas em Comunicados.

Conheça as atividades da Anipla
Conheça melhor a Syngenta Portugal

Acompanhe as conferências e seminários do setor em Eventos ou na nossa Agenda.

Conheça as soluções do grupo Auto-Industrial
Conheça os Frescos do Continente
Conheça os produtos da Lusosem
Certifique com a 2BForest
Conheça melhor o produto e as atividades da Carne Mertolenga
Registe a sua marca ou processo com a Inventa International
Leia as últimas notícias em
www.agroportal.pt
agroportal-google-app_newsletter
agroportal-ios-app2_newsletter
facebook twitter linkedin instagram 
MailPoet