50 anos sobre o grande sismo de 1969

50 anos sobre o grande sismo de 1969

[Fonte: IPMA]

50 anos sobre o grande sismo de 1969

teste2019-02-26 (IPMA)

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o Instituto Superior Técnico, a Faculdade de Ciências e o laboratório associado Instituto Dom Luiz estão a lançar um inquérito macrosísmico nacional por ocasião dos 50 anos sobre o grande sismo de 1969.

Este é o sismo de maior magnitude sentido na Europa desde o grande terramoto de Lisboa de 1755. Ocorreu na madrugada de 28 de fevereiro de 1969 tendo gerado alarme e pânico entre a população, cortes nas telecomunicações e no fornecimento de energia elétrica. Para além do continente português, foi sentido na Madeira, Espanha, Marrocos e França, com registo de vítimas mortais em Portugal e Marrocos, tendo ainda sido gerado um pequeno tsunami registado instrumentalmente.

O sismo ocorreu numa época em que a instrumentação sísmica não estava ainda suficientemente desenvolvida, sendo fundamental complementar os poucos registos instrumentais de então com os testemunhos da população afetada. Neste momento, as tecnologias de comunicação permitem uma recolha de dados muito mais alargada do que a que foi possível naquele tempo. E, por motivos facilmente compreensíveis, não haverá no futuro outra ocasião com este significado e com real possibilidade de se salvaguardar esta memória. É por isso agora o momento certo para realizar um inquérito macrosísmico sobre os efeitos deste sismo tão importante.

O inquérito pode ser acedido em http://sismo1969.ipma.pt.

Siga-nos no:

Comente este artigo

O artigo 50 anos sobre o grande sismo de 1969 foi publicado originalmente em IPMA

Veja a previsão do tempo e oportunidade para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta 

Anterior Estudo conclui que o glifosato aumenta em 41% o risco de cancro
Próximo “O momento é agora”

About author

Artigos relacionados

Dossiers

El presidente de La Rioja pide a Phil Hogan que “no se recorten fondos de la PAC”

[Fonte: Agropopular – UE]
Luis Planas, ministro de Agricultura; José Ignacio Ceniceros, presidente del Gobierno de la Rioja, y el comisario europeo de Agricultura, Phil Hogan. (Foto del Gobierno de La Rioja)
El presidente del Gobierno de La Rioja, […]

Noticias PAC pos 2020

ASAJA CyL pide que se prorroguen los programas agroambientales hasta enlazar con la nueva PAC

[Fonte: Agropopular – UE]

Facebook
Twitter
Google+
Pinterest
WhatsApp


La organización agraria ASAJA de Castilla y León pedido a la consejera de Agricultura y Ganadería, Milagros Marcos, que prorrogue los programas agroambientales, que en estos momentos tienen suscritos los agricultores y ganaderos, […]

Noticias PAC pos 2020

Se mantiene para 2019 la lista de plantas autorizadas en los barbechos melíferos

[Fonte: Agropopular – UE]

En aplicación de la normativa vigente, el Fondo Español de Garantía Agraria (FEGA) ha publicado la lista de plantas ricas en polen y néctar que pueden sembrarse en los barbechos melíferos para que estos puedan computarse como superficies de interés ecológico (SIE) en el marco del reverdecimiento de las ayudas de la PAC. […]