Icewine, o vinho elaborado a partir de uvas congeladas

Icewine, o vinho elaborado a partir de uvas congeladas

[Fonte: Gazeta Rural]

Um vinicultor de Freixo de Espada à Cinta, no Douro Superior, produziu uma centena de garrafas de vinho branco tido como biológico e elaborado a partir de uvas congeladas, através de um processo “importado” de países como o Canadá.

“A ideia de fazer um ‘icewine’ biológico branco levou cerca de quatro anos e várias tentativas. Este ano produzimos cerca de uma centena de garrafas que foram colocadas no mercado nacional e internacional, a 250 euros a unidade”, explicou à Lusa o produtor vinícola Gilberto Pintado.

Segundo o vitivinicultor, este tipo de vinho é feito em países como o Canada ou Estados Unidos da América, onde são utilizadas uvas de colheita tardia, que depois são congeladas para elaborar este tipo de vinho que começa e ser procurado no mercado.

“Durante a produção do vinho congelámos as uvas a sete graus negativos, cujo processo de maceração e fermentação demorou cerca de 60 dias feito em cubas isotérmicas com temperaturas controladas”, indicou.

Cada meia tonelada de uvas vai dar origem a cerca de 50 a 70 litros deste vinho biológico. Em condições normais, a mesma quantidade de matéria-prima permitiria produzir mais de 300 litros de vinho.

“As castas utilizadas para elaboração do vinho são autóctones, de vinhas velhas da Região Demarcada do Douro, sendo estas Malvasia Fina Branca, Viosinho, Códega do Larinho, Gouveio Branco ou Verdelho”, adiantou o produtor.

O produtor adianta que este vinho se destina a um “nicho de mercado” muito específico de países emergentes e de lojas ‘gourmet’.

Gilberto Pintado disse à Lusa, que o ‘icewine’ foi certificado pelas entidades competentes, ostentando a chancela do Instituto da Vinha e do Vinho.

Para enriquecer o produto, cada garrafa deste ‘icewine’ vai levar uma capa feita em pura seda artesanal e confecionada por artesãs de Freixo de Espada à Cinta, concelho do distrito de Bragança que é uma referência na produção deste produto.

O produtor transmontano prepara entretanto um ‘icewine’ rosé.

Fonte: Sapo.pt

Comente este artigo

O artigo Icewine, o vinho elaborado a partir de uvas congeladas foi publicado originalmente em Gazeta Rural

Anterior Associação repudia “ameaças” das papeleiras de deslocação para Espanha
Próximo Hungria deteta produtos com ovos contaminados com pesticida

Artigos relacionados

Eventos

Agtech ecosystem for startups in the UK – 25 January 2018 – Lisbon

 
As part of the partnership program between cropUP and the Department for International Trade from the British Government (DIT-UK), on the 25th January 2018, INOVISA will join the DIT-UK team at the British Embassy to conduct the first event together.
The theme of this first seminar will be “Agtech ecosystem for startups in the UK”, […]

Últimas

Risco de incêndio volta a aumentar até quarta-feira

[Fonte: Jornal De Negócios]

“O risco de incêndio volta a aumentar já a partir de dia 21, e pelo menos até dia 25 de Outubro”, lê-se no comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que precisou que, […]

Últimas

ADP Fertilizantes lança ADP NERGETIC Dynamic S+

[Fonte: Voz do Campo]
Santana Fernandes e João Castro Pinto
A ADP Fertilizantes acaba de lançar no mercado o ADP NERGETIC Dynamic S+ (DS+), um novo adubo azotado de cobertura exclusivo, com azoto nítrico e amoniacal, enxofre, cálcio e boro, totalmente protegidos. […]