Mais de 3 mil bombeiros combatem 90 incêndios em todo o país

Mais de 3 mil bombeiros combatem 90 incêndios em todo o país

[Fonte: Observador]

Um total de 90 incêndios florestais em Portugal Continental está a ser combatido por mais de 3 mil bombeiros este sábado. Os incêndios de maiores preocupações são em Abrantes, Cantanhede, Mealhada e Alvaiázere.

De acordo com o site da Proteção Civil, às 16h10 havia 3292 operacionais no terreno, auxiliados por 942 veículos e 25 meios aéreos.

O incêndio que merece mais atenção por parte das autoridades é o de Abrantes, no distrito de Santarém. Às 16h10, estavam 538 operacionais, 181 veículos e dois meios aéreos a combater aquele incêndio, que começou ao final da tarde de quarta-feira, 9 de agosto. Na manhã deste sábado, o fogo entrou em fase de resolução, o que significa que já foi dominado pelos bombeiros.

Em Cantanhede, no distrito de Coimbra, o incêndio que começou ao início da tarde de sexta-feira, 11 de agosto, está a ser combatido por 310 operacionais, auxiliados por 95 veículos e três meios aéreos. O incêndio é dado pela Proteção Civil como estando “em curso”, o que significa que os bombeiros ainda não o conseguiram dominar. Este sábado, o incêndio chegou a ser dado como dominado pelos bombeiros, mas depois de ter havido novos reacendimentos a situação regrediu. Por precaução a auto-estrada A14 foi cortada naquela zona.

Na Mealhada, no distrito de Aveiro, há 226 operacionais, 55 veículos e dois meios aéreos no combate ao incêndio que começou a deflagrar às 12h33 desta quinta-feira, 10 de agosto. O fogo já está dominado.

O quarto incêndio mais importante é em Alvaiázere, no distrito de Leiria. Ao todo, estão destacados 230 operacionais e 80 veículos. O incêndio, que começou às 19h40 de sexta-feira, 11 de agosto, já foi dado como dominado.

 

Comente este artigo

O artigo Mais de 3 mil bombeiros combatem 90 incêndios em todo o país foi publicado originalmente em Observador

Anterior PRODERAM já aprovou 92,4 milhões de euros
Próximo Espanha identifica ovos contaminados com fipronil

Artigos relacionados

Nacional

Governo diz que há “cerca de 100 mil hectares abandonados de eucalipto” em Portugal

[Fonte: Açoriano Oriental]
A área florestal portuguesa tem “cerca de 100 mil hectares abandonados de eucalipto”, afirmou hoje o secretário de Estado das Florestas, defendendo a reconversão destas plantações quando estão em áreas inadequadas em termos de produtividade.

“É fundamental olhar para esses 100 mil hectares abandonados, […]

Nacional

Brexit? Capoulas Santos ainda não está “totalmente convicto” de que se confimará

[Fonte: Agricultura e Mar]
O Reino Unido fez o referendo. Os resultados apontaram para a saída da União Europeia. Mas, o Brexit tem custos para os britânicos e as negociações da saída prometem ser duras e longas. Por isso, o ministro da Agricultura, […]

Nacional

13.500 bombeiros voluntários receberam formação em fogos florestais em cinco anos


Cerca de 13.500 bombeiros voluntários receberam formação na área de fogos florestais nos últimos cinco anos, revelou hoje à agência Lusa a Escola Nacional de Bombeiros (ENB).
Segundo a ENB, em 2014, receberam formação na área de incêndios florestais 4.124 bombeiros, número que baixa para 3.758 no ano seguinte, […]