Trás-os-Montes Wine Experience une alta gastronomia e vinhos de excelência no Vidago Palace
Depois do sucesso da estreia, a Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) volta a organizar o Trás-os-Montes Wine Experience, cuja 2.ª edição se realiza, a 22 de novembro, no emblemático Hotel Vidago Palace. O objetivo mantém-se: proporcionar a todos os participantes uma experiência vínica memorável, num cenário de elegância e distinção. Depois esta iniciativa viaja até Lisboa para uma Prova & Jantar a Quatro Mãos, no restaurante O Nobre, na segunda-feira, dia 24, assinado pelos Chefs Justa Nobre e Óscar Geadas.
No Trás-os-Montes Wine Experience, na histórica vila de Vidago, serão apresentados vinhos exclusivos de 21 produtores de Trás-os-Montes, eles que preservam diariamente a tradição e a ancestralidade típicas da região e vão levar mais de 80 referências a prova, os seus melhores vinhos para serem provados e harmonizados com as sugestões do Chef Vitor Matos, que dirige a cozinha do Vidago Palace.
“Trata-se de uma seleção criteriosa que expressa a autenticidade, a diversidade e a riqueza de uma das regiões vitivinícolas mais genuínas do país, onde o terroir de altitude e as vinhas velhas dão origem a vinhos de carácter excecional. E é precisamente isto que os produtores vão afirmar e consolidar um posicionamento qualitativo e premium, tanto em Vidago como em Lisboa.”, afirma Ana Alves, presidente da CVRTM. E acrescenta: “O Trás-os-Montes Wine Experience é já uma referência incontornável para a nossa região e para o setor, um momento que reforça a qualidade, o carácter e a elegância dos nossos vinhos, e que já há muito tempo tínhamos vontade de voltar a organizar”.
O evento contará com dois momentos distintos: a Prova de Vinhos, que terá lugar no espaço Jardim de Inverno, entre as 16h00 e as 19h00, antecedida por uma sessão oficial de abertura às 15h30; e o Jantar Vínico, servido às 20h00, no Salão Nobre, com um menu de quatro momentos, especialmente criado pelo Chef Vítor Matos, pensado para harmonizar na perfeição com os vinhos apresentados pelos produtores de Trás-os-Montes participantes.
O Trás-os-Montes Wine Experience está aberto a convidados e ao público em geral e tem um preço fixo de 90 euros por pessoa, que inclui a participação na prova e no jantar. Os lugares são limitados, sendo obrigatória reserva através do e-mail: promocao@cvrtm.pt
Os produtores presentes na 2.ª edição do Trás-os-Montes Wine Experience são: Bago de Ouro, Casa do Joa, Casa Grande do Seixo, Casa José Pedro, Costa Boal, Encostas de Sonim, Flandório, Montalegre Vinhos, Palmeirim D’Inglaterra, Quinta das Corriças, Quinta de Arcossó, Quinta do Poldrado, Quinta Recomeço, Quinta Serra D’Oura, Quinta Vale dos Montes, Quinta Valle de Passos, Quinta Valle Madruga, Terras de Mogadouro, Valle Pradinhos, Villela Seca e Vinho dos Mortos.
Trás-os-Montes Wine Experience viaja até Lisboa a 24 de novembro
Também ao abrigo do Trás-os-Montes Wine Experience, realiza-se depois em Lisboa, no dia 24 de novembro, uma Prova & Jantar a Quatro Mãos, no restaurante O Nobre. O Chef transmontano com estrela Michelin Óscar Geadas junta-se à Chef Justa Nobre para criar um menu especial, inspirado nos sabores e produtos do território, harmonizado com os vinhos de 12 produtores de Trás-os-Montes: Casa José Pedro, Casa do Joa, De Sousa, Flandório, José Preto, Ninho da Pita, Quinta do Salvante, Quinta Serra D’Oura, Villela Seca, Vinho dos Mortos, Vinhos Mont’Alegre e Vinhas Velhas Mogadouro.
Dos 14 produtos que compõem o menu, 12 são DOP ou IGP, numa celebração das origens e da autenticidade que distingue Trás-os-Montes, através de aromas e ingredientes que contam histórias e enaltecem o território.
Esta iniciativa é aberta ao público e tem um preço fixo de 85 euros por pessoa, que inclui a prova, a partir das 18h30, e o jantar, às 20h00. Os lugares são limitados, sendo obrigatória reserva através do e-mail: promocao@cvrtm.pt












































