1º Centro Comunitário de Lavagem de Pulverizadores em Portugal inaugurado em Cantanhede

1º Centro Comunitário de Lavagem de Pulverizadores em Portugal inaugurado em Cantanhede

[Fonte: Syngenta]

O 1º Centro Comunitário de Lavagem de Pulverizadores e Tratamento de Efluentes Fitossanitários em Portugal foi inaugurado a 21 de Junho, na Cordinhã, concelho de Cantanhede, pelo Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde. Esta tecnologia de proteção ambiental vai servir 250 viticultores da região e a sua instalação resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia da Cordinhã e a Syngenta.

O sistema Héliosec, oferecido pela Syngenta à autarquia, funciona por desidratação natural através do vento e da temperatura, eliminando definitivamente os restos de calda e as águas residuais de lavagem dos pulverizadores.

«Este Centro de Lavagem de Pulverizadores é um equipamento único no país que vem dar resposta a 3 desafios: preservação ambiental, cumprimento da legislação relativa à utilização dos fitofármacos (recolha e tratamento) e apoio aos agricultores. Está preparado neste momento para receber aproximadamente 8.000 litros de efluente, mas está concebido para receber mais módulos de Héliosec e depósitos, podendo ir até aos 20.000 litros», explicou o presidente da Junta de Freguesia da Cordinhã, Pedro Carrana.

«Estamos numa zona de grande produção vitivinícola onde se fazem muitos tratamentos nas vinhas durante a campanha. Os agricultores têm necessidade de soluções para gerir de forma correta o resíduo resultante da lavagem dos seus pulverizadores. O sistema Héliosec é uma das soluções que a Syngenta encontrou para ajudar os agricultores a praticar uma agricultura sustentável e amiga do ambiente», explicou Felisbela Campos, responsável de assuntos corporativos da Syngenta em Portugal.

O Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, sublinhou que o consumidor atual quer saber como é que os alimentos chegam à sua mesa e se garantem a sustentabilidade ambiental e, por isso, este Centro «é um excelente exemplo a acrescer à reconhecida qualidade dos vinhos da Bairrada, é um sinal de que os viticultores da região se preocupam com o ambiente e certamente isto reverterá a vosso favor. Espero que a utilização deste Centro entre nos usos e costumes da atividade vitícola e que seja um exemplo para o futuro».

O presidente da associação ambientalista Quercus, Paulo do Carmo, esteve presente na inauguração e sublinhou que esta «é uma grande iniciativa, uma novidade a nível nacional, é a primeira vez que uma autarquia implementa um projeto ligado à produção vinícola que é muito amigo do ambiente e resolve problemas relacionados com a atividade das pessoas. É um exemplo de sustentabilidade e deve ser replicado».

Participaram da cerimónia a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o diretor regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins, entre outras entidades públicas regionais, os deputados Cristina Jesus e João Gouveia, e várias dezenas de viticultores da região, que vão receber formação por parte da Syngenta e da Junta de Freguesia da Cordinhã sobre o uso do Centro de Lavagem e sobre boas práticas de utilização de produtos fitofarmacêuticos.

Esta ação enquadra-se no âmbito do The Good Growth Plan, o compromisso da Syngenta a nível mundial para tornar as culturas agrícolas mais eficientes, respeitando o ambiente e as pessoas. Em Portugal, a Syngenta já formou mais de 5.000 agricultores sobre boas práticas relacionadas com o uso de produtos fitofarmacêuticos.

———-

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma das empresas líderes no setor agrícola. A nossa ambição é contribuir para a segurança alimentar mundial, ao mesmo tempo que cuidamos do planeta. A nossa proposta de valor é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura, através de investigação de ponta e de soluções inovadoras para as culturas agrícolas. Com 28.000 funcionários em mais de 90 países, trabalhamos para transformar a forma de produzir plantas. Através das nossas parcerias, colaboradores e do Good Growth Plan assumimos um compromisso com a melhoria da produtividade das culturas agrícolas, a recuperação dos solos em degradação, o incremento da biodiversidade e a revitalização das comunidades rurais. Para obter mais informações visite: www.syngenta.pt

Youtube: https://www.youtube.com/user/SyngentaPT

Twitter: https://twitter.com/syngentapt | Facebook: https://www.facebook.com/pg/SyngentaPTG

Comente este artigo

O artigo 1º Centro Comunitário de Lavagem de Pulverizadores em Portugal inaugurado em Cantanhede foi publicado originalmente em Syngenta.

Anterior Inov@sFileiras - Sobreiro, medronheiro e cogumelos: pistas para a optimização e multifuncionalidade do montado - 29 de junho - Coruche
Próximo “Cabras sapadoras” acusadas de destruir pomares e culturas

Artigos relacionados

Dossiers

Los precios de la patata se disparan un 433% al finalizar la campaña

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Esta semana ha dejado de cotizar la patata en la Lonja de León al no haber ya existencias en manos de los agricultores. Los precios subieron 20 euros en Agria que se paga a 390 euros por tonelada y en Hermes que cotiza a 310 euros. […]

Dossiers

Bolsa de investigação: Projeto SafeApple

Abertura de concurso para atribuição de uma 1 Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto SafeApple […]

Comunicados

SIMAB E Santiago (Cabo Verde) cooperam na modernização do agronegócio

Atualizar o diagnóstico do setor agroalimentar na Ilha de Santiago e definir a implantação e gestão de mercados abastecedores que possam integrar uma plataforma logística, uma central de compras, e um parque industrial nesta região de Cabo Verde, são objetivos do memorando de entendimento agora estabelecido entre a SIMAB, […]