110 anos do sismo de Benavente

110 anos do sismo de Benavente

[Fonte: IPMA]

Rotacao de Noticias

110 anos do sismo de Benavente

sismo 2019-04-24 (IPMA)

Em 23 de abril de 1909, pelas 17:40, ocorreu o maior sismo do século XX com epicentro no interior do território continental, tendo atingido uma magnitude 6.0 (magnitude momento sísmico) e uma intensidade máxima X (Escala de Mercalli modificada, 1931) na zona de Benavente e Samora Correia. O campo macrossísmico foi particularmente extenso, tendo havido efeitos materiais (intensidade VI ou superior) em Lisboa, Setúbal e Évora. O terramoto foi também bastante sentido em Espanha, com intensidade V (MM, 31) numa área bastante vasta, desde a fronteira com Portugal abarcando Cáceres e Ciudad Real. O sismo provocou cerca de 40 vítimas mortais, tendo gerado enorme destruição na zona epicentral. O facto de ter ocorrido durante a tarde, em que grande parte da população local estava a trabalhar nos campos agrícolas, pode ter ajudado ao relativamente baixo número de vitimas mortais considerando o nível de destruição que foi observado. A atividade sísmica que se seguiu foi particularmente intensa tendo-se registado cerca de 270 réplicas durante os primeiros 12 meses após o sismo. Em anexo apresentamos um testemunho da época, extraído do “caderno da casa agrícola e assuntos pessoais” de António Plácido Pinto de Azevedo (1880-1929).

Siga-nos no:

Comente este artigo

O artigo 110 anos do sismo de Benavente foi publicado originalmente em IPMA

Veja a previsão do tempo e oportunidade para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta 

Anterior Agricultores querem Capoulas como próximo comissário europeu
Próximo Asturias se suma a la propuesta de retrasar los plazos de la PAC y los amplía hasta el 15 de mayo

Artigos relacionados

Notícias apoios públicos incêndios

Infografia enviada pela Autoridade Tributária sobre limpeza da floresta

Encontre dentro da notícia a infografia e comunicado do Ministério de Agricultura enviada pela AT aos contribuintes sobre as obrigações em limpeza de mato e floresta.

Últimas

Indicadores a respeitar na Condicionalidade de 2019

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

Foi publicado  a 18 de Janeiro, o Despacho Normativo nº 1/2019, do Gabinete do Ministro da Agricultura, que vem estabelecer os indicadores a respeitar na Condicionalidade no ano de 2019, nomeadamente os requisitos legais de gestão (RLG) e as boas condições agrícolas e ambientais (BCAA). […]

Dossiers

Los precios de las mandarinas caen a mínimos sin precedentes

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Continúan las compras al día, con precios a la baja según la Lonja de Valencia, donde las naranjas cotizaron entre 7 y 49 céntimos de euro por kilo.
En el caso de las mandarinas, los precios también oscilaron entre bajadas y repeticiones, […]