Página inicial ] [ Directório ] AgroNotícias ] Pesquisar ] Opinião ] Dossiers ] Info ] Adicionar URL ] Novidades ] Mapa ]

 

 -  11-05-2007

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

44ª Feira Nacional de Agricultura / 54ª Feira do Ribatejo cultiva Portugal a 100%

  • VI Festival Nacional do Vinho

  • Apresentação de resultados de Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2007

  • 1º Salão Nacional do Azeite

  • 1º Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra

  • Maior Feira Taurina de Portugal, a maior do género no nosso país

Em linha com o seu fundamento, numa clara aposta na inovação, o CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas de Santarém - vai receber entre os dias 2 e 10 de Junho a 44ª Feira Nacional da Agricultura / 54ª Feira do Ribatejo. 

Sublinhando a missão de reunir sinergias entre empresas, agricultores e público em geral, a edição deste ano é marcada por grandes eventos organizados sob a égide da FNA. Desta forma, actividades como o VI Festival Nacional do Vinho, o 1º Salão Nacional do Azeite, a Maior Feira Taurina de Portugal, o Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados, e vários concursos de raças de criadores portugueses, entre outras, prometem a dinamização do evento.

Procurando promover a insígnia "Portugal 100%", ao longo de 9 dias, os mais de 500 expositores irão apresentar as suas novidades naquela que é a maior feira do sector. Com uma afluência esperada de mais de 150 mil visitantes e visando dar continuidade ao trabalho de anos anteriores, a edição de 2007 tem como preocupação a consciencialização para os problemas ambientais, de acordo com os compromissos assumidos por Portugal nesta área perante a Comissão Europeia, que irá pela primeira vez estar presente de forma institucional, através de um stand informativo e do apoio dado a vários seminários.

Vários serão também os Concursos de raças portuguesas que se irão realizar no decorrer dos dias, como é caso do X Concurso Morfológico Nacional do "Porco da Raça Alentejana", o Concurso Nacional da "Raça Charolesa", o Concurso Nacional Oficial de Modelo e Andamentos da Raça Sorraia (Raça rara, particularmente ameaçada) e o I Open Limousine - Concurso aberto a todos os animais Limousine inscritos no Livro Geneológico existente em Portugal

Em paralelo, a abordagem ao tema deste ano será reforçada nas "Conversas de Agricultura", com colóquios, seminários e workshops, que permitirão uma melhor compreensão para a problemática, que influencia todos aqueles que têm como principal actividade a agricultura, uma vez que conceitos como "energias alternativas" e esclarecimentos sobre tecnologia adaptada ao ramo agrícola deverão ser do total interesse dos profissionais do sector.

Uma das novidades do certame de 2007, será o 1º Salão Nacional do Azeite, que se realizará de 2 a 4 de Junho. Neste espaço inédito de destaque à produção de azeite, poderão ser trocadas informações e experiências e adquiridas embalagens de produtores nacionais. O Salão pretende ser um fórum de formação e informação para todos os interessados acerca dos métodos de cultivo da oliveira e todo o processo de produção do azeite. Destaque ainda no dia 2 de Junho para a apresentação dos resultados do 1º Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra, que decorre até ao início da feira, e para as provas olivigastronómicas que irão decorrer ao longo do salão.

Dando seguimento ao culto do que melhor se produz no país, a partir de dia 6 de Junho estará patente o VI Festival Nacional de Vinhos, apresentando-se este ano com um grande número de produtores na maior mostra de produção vinícola do país. De destacar no dia 7 de Junho a apresentação dos resultados do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2007, concurso que não se realizava desde 1993 e que pretende distinguir os melhores vinhos portugueses. Ainda, as provas de vinho comentadas e dirigidas por enólogos diversos, que duas vezes ao dia preenchem o saber dos mais curiosos, ao longo de todo o Festival Nacional do Vinho. Tal como no Salão Nacional do Azeite, também durante o Festival poderão ser adquiridas garrafas de vinho directamente dos produtores em exposição, uma oportunidade única.

Igualmente para o cartaz deste ano, a organização reservou como novidade a Maior Feira Taurina de Portugal, o maior certame do género alguma vez organizado. A Feira alusiva ao mundo dos toiros promete um programa preenchido, e irá realizar-se numa Praça de Touros montada para o efeito, recebendo nomes sonantes como Vítor Mendes, Pedrito de Portugal e João Moura. A Feira servirá para divulgar e celebrar a tauromaquia, que conta com tantos aficionados por todo o país.

De referir, à semelhança da edição passada, iniciativas culturais como a "Bolsa de Emprego", "Agricultura contra a fome" e "Campos de cultivo", cujo êxito tem sido considerável e que voltam a marcar presença na edição deste ano.

A Edição de 2007 será ainda pautada pela presença das habituais tasquinhas e restaurantes com as melhores iguarias do País, e uma agradável mostra de queijos e enchidos de todo o país. Todos estes produtos e serviços serão este ano enquadrados num contexto de especial atenção, promovendo a organização uma estratégia de qualidade e segurança alimentar sem precedentes. Assim, em parceria com a SGS, a maior empresa nacional especializada em segurança alimentar, o CNEMA proporciona gratuitamente formação adequada de todos os profissionais de restauração presentes no certame. Antecipando o evento, será ministrado um curso intensivo que prevê dotar estes profissionais de ferramentas profissionalizadas de manuseamento dos alimentos, cumprindo as normas e regras de segurança alimentar exigidas por lei.


Apontadores relacionados:

Artigos

Sítios

Fonte:  GrupoCGI

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Página inicial ] [ Directório ] AgroNotícias ] Pesquisar ] Opinião ] Dossiers ] Info ] Adicionar URL ] Novidades ] Mapa ]

Produzido por Camares ® - ©  1999-2007. Todos os direitos reservados.
Optimizado para o IE 5.#, resolução 800 x 600 e 16 bits