Página inicial ] [ Directório ] AgroNotícias ] Pesquisar ] Opinião ] Dossiers ] Info ] Adicionar URL ] Novidades ] Mapa ]

 

 -  09-06-2006

[ Agroportal ] [ Nacional ]

Açores: Inventário da floresta açoriana estará concluído até final do ano

Santa Cruz de La Palma, 08 Jun
Um inventário da floresta dos Açores, que estará pronto até ao final do ano, vai permitir simplificar a gestão florestal do arquipélago e desenvolver medidas de ordenamento, anunciou hoje o director regional dos Recursos Florestais.

José Mendes, que participa nas jornadas florestais que decorrem nas Canárias, adiantou à agência Lusa que se trata do primeiro documento do género efectuado nas ilhas e cuja aplicação vai melhorar a eficiência de actuação dos serviços, dado que até agora se tem "agido apenas com base em estimativas".

Segundo disse, será possível saber "em poucos minutos" em que zonas das ilhas se encontram as áreas florestais, qual o volume de madeira existente e determinar "com exactidão", por exemplo, qual a área total de criptomérias nos Açores.

O inventário, que vai conter uma cartografia florestal actualizada, dá ainda a possibilidade de avaliar as áreas florestais por espécies e saber, num prazo de trinta anos, qual o número de árvores que estarão na fase de corte e depois de reflorestação.

O director regional dos Recursos Florestais precisou, também, que a informação já foi totalmente recolhida nas ilhas do Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa, faltando finalizar cinco por cento em São Miguel e 40 por cento nas Flores e no Corvo.

"Em Santa Maria ainda está tudo por fazer, mas dada a reduzida dimensão da sua área florestal temos capacidade para realizar o trabalho rapidamente e concluir tudo antes do fim do ano", assegurou José Mendes.

à margem dos trabalhos das IV Jornadas Florestais da Macaronésia, que decorrem até sexta-feira nas Canárias, José Mendes referiu que todos os dados recolhidos serão disponibilizados em formato digital, ficando associados a uma base de dados "muito pormenorizada e de rápida consulta".

"Estamos a construir um sistema de informação geográfica moderno para as florestas dos Açores", frisou o responsável, ao lembrar que o inventário florestal açoriano é uma peça fundamental para a conclusão, até 2008, do Plano Regional de Gestão e Ordenamento Florestal.

O arquipélago dos Açores dispõe no total de uma área florestal de 83 mil hectares, dos quais 23 mil estão destinados à produção de madeira, maioritariamente com espécies como a criptoméria.


Apontadores relacionados:

Artigos

Sítios

Fonte: Lusa

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ]

Página inicial ] [ Directório ] AgroNotícias ] Pesquisar ] Opinião ] Dossiers ] Info ] Adicionar URL ] Novidades ] Mapa ]

Produzido por Camares ® - ©  1999-2007. Todos os direitos reservados.
Optimizado para o IE 5.#, resolução 800 x 600 e 16 bits