Página inicial ] [ Directório ] AgroNotícias ] Pesquisar ] Opinião ] Dossiers ] Info ] Adicionar URL ] Novidades ] Mapa ]

 

 -  25-10-2005

[ Agroportal ] [ Nacional ]

Febre Aftosa: 43 países anunciaram suspensão da compra de carne brasileira

São Paulo, Brasil, 24 Out
Quarenta e três países anunciaram a suspensão total ou parcial da compra de carne brasileira desde que surgiram focos de febre aftosa no Brasil, informou hoje fonte oficial.

A Suíça anunciou hoje a suspensão total da compra de animais e derivados dos estados brasileiros do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, enquanto a Indonésia suspendia as importações de produtos animais e derivados, farinha de soja e matérias-primas, equipamentos e máquinas fabricados em todo o Brasil.

No caso da Indonésia, o Ministério da Agricultura do Brasil avançou que o Governo brasileiro questionará o embargo junto da Organização Mundial do Comércio (OMC), considerado demasiadamente amplo.

Antes do anúncio de hoje, tinham já suspendido a importação de carne brasileira os 25 países da União Europeia, a Rússia, Bolívia, Singapura, Egipto, Moçambique, Namíbia, Noruega, Paraguai, Peru, Ucrânia, Uruguai, África do Sul, Argentina, Chile, Cuba e Israel.

O Ministério da Agricultura informou que alguns países suspenderam totalmente a compra de carne, enquanto outros só suspenderam a importação do produto da região atingida.

Os focos de febre aftosa foram detectados nos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná, na região fronteiriça com o Paraguai.

Os produtores brasileiros de carne projectam uma redução de cerca de 60 por cento nas exportações de carne bovina para os países comunitários neste ano.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de carne bovina, com um rebanho de cerca de 195 milhões, sendo 25 milhões (12,8 por cento) no Estado de Mato Grosso do Sul.

O Brasil exportou cerca de dois milhões de toneladas de carne bovina em 2004, num total de dois mil milhões de euros, segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A febre aftosa, que não afecta o ser humano, é uma doença altamente contagiosa para animais como porcos, carneiros, vacas, cabras e ruminantes.


Apontadores relacionados:

Artigos

Sítios

Fonte: Lusa

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ]

Página inicial ] [ Directório ] AgroNotícias ] Pesquisar ] Opinião ] Dossiers ] Info ] Adicionar URL ] Novidades ] Mapa ]

Produzido por Camares ® - ©  1999-2007. Todos os direitos reservados.
Optimizado para o IE 5.#, resolução 800 x 600 e 16 bits