Agricultura. Angola namora empresários portugueses

[Fonte: Dinheiro Vivo - empresas]

Água em abundância, terras a perder de vista, bons solos, disponibilidade de terrenos agrícolas e total disponibilidade do Governo angola para facilitar o acesso aos mesmos. Estas são as principais oportunidades de investimento que existem em Angola para os empresários portugueses no setor da Agricultura e que foram confirmadas por Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, em entrevista ao Dinheiro Vivo à margem do Fórum Agricultura “Boas Soluções, Boas Colheitas”, a decorrer hoje em Lisboa.

“Existe um mar de oportunidades no setor da Agricultura e Florestas em Angola. A alavanca principal para esta cooperação bilateral são os empresários dos dois países e o investimento privado. Para além dos recursos naturais há também a possibilidade de acesso a financiamento, já que o Governo angolano tem neste momento algumas linhas de financiamento em execução”, disse o ministro ao Dinheiro Vivo.

Do lado do Governo de Luanda, foi também confirmada a existência de carteiras de investimentos públicos e privados, crédito ao investimento e crédito agrícola, benefícios fiscais e incentivos financeiros, incluindo a isenção de impostos.

Para atrair a atenção dos empresários portugueses, os responsáveis angolanos frisaram as oportunidades de negócios e investimentos no setor agropecuário e florestal em Angola, o segundo maior país da África subsariana, com 35 milhões de hectares de terras aráveis (35% do total), sendo que apenas cinco milhões de hectares dizem respeito a superfície cultivada. Soma-se ainda a faixa irrigável no país, que corresponde a sete milhões de hectares.

Apesar das oportunidades de investimento, o ministro português não deixou de sublinhar alguns constrangimentos que ainda existem em Angola, ao nível das infraestruturas, energia, acessibilidades rodoviárias, obras e irrigação deficiente. Em julho de 2016, Capoulas Santos visitou Angola e visitou várias explorações agrícolas portuguesas no país que operam com “tecnologia de ponta”.

“Há oportunidades de investimentos nos dois sentidos, de Angola em Portugal e vice versa. Os case studies empresariais presentes neste seminário ajudam a dar exemplos aos empresários interessados. São casos concretos de sucesso que espero que tenham efeito multiplicador”, disse Capoulas Santos ao Dinheiro Vivo.

Da mesma forma, o ministro anunciou a assinatura de um novo protocolo bilateral de cooperação entre Portugal e Angola com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais no domínio da agricultura, agro-indústria e florestas. Luís Capoulas Santos revelou ainda que está prestes a ser alcançado um acordo relativo às linhas de financiamento da União Europeia, no valor de 68 milhões de euros, com vista a garantir a segurança alimentar em Angola, um pacote de ajuda que será executado com a ajuda de Portugal.

O Fórum Agricultura “Boas Soluções, Boas Colheitas” insere-se na visita oficial de três dias a Portugal de Marcos Nhunga, ministro angolano da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que incluirá também uma visita à barragem do Alqueva, durante a qual o Governo de Portugal espera estabelecer parcerias e passar know how técnico ao nível dos sistemas de rega e irrigação para Angola. “É uma área em que temos muito conhecimento e estamos dispostos a facultá-lo porque a água é fundamental para uma agricultura intensiva”, frisou o ministro português.

O artigo Agricultura. Angola namora empresários portugueses foi publicado originalmente em Dinheiro Vivo - empresas

Anterior Porto de Setúbal recebe chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa
Próximo Campanha agrícola de 2016 com quebra de 30% na azeitona para azeite e mínimos nos cereais

Artigos relacionados

Nacional

Ministro da agricultura angolano está em Portugal

[Fonte: Vida Rural]
O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Angola está de visita a Portugal no âmbito de uma reunião bilateral entre os dois países.
O ministro Marcos Alexandre Nhunga veio ao país a convite de Capoulas Santos, ministro da Agricultura, […]

Nacional

O relacionamento do Conselho de Administração com os diretores

[Fonte: Vida económica]
Seja pelo exercício direto de funções mais operativas na empresa, no primeiro caso, ou pela natural atuação de “management by walking around”, muito típica dos gestores familiares, que gostam de sentir ou supervisionar o pulsar da atividade e da proximidade das suas pessoas. […]

Últimas

Chegou ao fim a campanha de comercialização de azeitona para azeite

[Fonte: Agricultura e Mar]
A campanha de comercialização de azeitona para azeite foi dada por encerrada. Segundo a análise do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, referente à semana de 23 a 29 de Janeiro, nas áreas de mercado Alentejo Sul e Alentejo Central já não foram registadas cotações. […]