Página inicial ] [ Directório ] AgroNotícias ] Pesquisar ] Opinião ] Dossiers ] Info ] Adicionar URL ] Novidades ] Mapa ]

 

 -  07-02-2012

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Alqueva está mal aproveitado

O presidente da Associação Nacional de Produtores de Milho (ANPROMIS), Luís Vasconcellos e Souza, alertou hoje que o Alqueva está desaproveitado e que Portugal podia reduzir substancialmente o défice nacional de cereais se usasse melhor o regadio.

"Não faz sentido desaproveitar 70 a 80 mil hectares do Alqueva que estão preparados para o regadio e que poderiam produzir um milhão e 150 mil toneladas de milho por ano. Podíamos atingir o equilíbrio no que toca a cereais", disse Luís Vasconcellos e Souza à Lusa, na véspera da abertura do VIII Congresso Nacional do Milho, que dará destaque a este tema.

O presidente da ANPROMIS salientou que "pôr água à porta das pessoas não resolve o problema", esclarecendo que falta dinheiro para investir e uma mudança de mentalidade.

"A maioria [dos terrenos] são pequenas e médias propriedades que pertencem a agricultores já com uma certa idade e que, apesar de terem água à porta, não têm nem crédito, nem experiência e têm aversão aos riscos", adiantou.

Para Luíz Vasconcellos e Souza, o milho seria uma boa "cultura de lançamento para a adaptação ao regadio, já que não é complicada e está muito bem adaptada a Portugal".

No congresso de dois dias, que começa quarta-feira, em Lisboa, os participantes vão debater ainda questões como a volatilidade do mercado mundial de cereais, as políticas comerciais da União Europeia, os novos pobres do mundo e o futuro da Política Agrícola Comum (PAC).

Fonte:  Lusa


Apontadores relacionados:

Artigos

Sítios


[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Share |

Página inicial ] [ Directório ] AgroNotícias ] Pesquisar ] Opinião ] Dossiers ] Info ] Adicionar URL ] Novidades ] Mapa ]

Produzido por Camares ® - ©  1999-2010. Todos os direitos reservados.